quarta-feira, 27 de junho de 2012


ATIVIDADE 7 – A Tecnologia a Serviço da Educação
O Projeto Tour Virtual dos Países Latino-americanos, é um trabalho que almeja o desenvolvimento sociocultural dos alunos. Pois neste Tour os alunos tem a oportunidade de conhecer os detalhes dos inúmeros países que tem o idioma espanhol como língua materna objetivando o uso de ferramentas de interação e construção de um material personalizado, pois o mesmo aluno que visualiza o local visitado pode fazer slides de apresentação abordando aquilo que o mesmo acho de peculiar de uma determinada cultura ou as semelhanças com a nossa cultura materna.
O Projeto Tour Virtual dos Países Latino-americanos usa ferramentas digitais: Os sites de pesquisa como o Google, Wikipédia e Altavista para a visualização de imagens e situação geográficas de cada pais, bem como também se faz uso de programas de construção de slides e de editores de texto, onde serão feitas as coletas de imagens e pesquisas para a seleção do que de  fato constituirá os slides confeccionados pelos alunos, ou seja, far-se-á  primeiramente a seleção para depois construir algo com o uso das ferramentas disponíveis no computador textos e tópicos que vão abrilhantar as apresentações de cada equipe de 3 alunos. Assim os textos dos sites visitados são formas do aluno ficar conhecendo outras culturas e ainda treinar a escrita, a interpretação de texto, criar uma visão de mundo e aprender a como sintetizar as suas idéias.
Sabemos também que os projetos que vinculam o aprendizado a imagens são absorvidos pelos alunos de forma mais eficaz e, todavia são usados para dinamizar o ensino no que se refere às práticas tecnológicas. Tal estudo foi arquitetado a partir do acompanhamento do desenvolvimento das atividades diárias ao perceber que o alunado de modo geral tem certa dificuldade de visualizar através dos olhos do professor o universo diverso que circunda cada pais que fala o idioma espanhol, e percebemos o quão seria bem mais interessante descobrir com os próprios meios outras culturas observadas pela ótica tecnológica.
Para a orientação das atividades de investigação, a estratégia de cada atividade resulta em propor atividades orientadas. E tais atividades implicam na realização de visitações virtuais, a pesquisa em sites na internet: mapas (para fazer a localização geográfica), as cidades virtuais, até adentrar a cultura local para depois culminar com as apresentações das equipes que usariam o seu poder de absorção de conteúdo e seu potencial em desenvolvimento de persuasão. Quanto aos resultados a serem obtidos almeja-se mais interesse pelas aulas do idioma estrangeiro, no caso o espanhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário