quarta-feira, 27 de junho de 2012

ATIVIDADE 8
Prática Pedagógica e Mídias Digitais

O atual curso do NTE : "Ensinando e Aprendendo com as tic's ", especificamente esta unidade atual  sobre as práticas pedagógicas e mídias digitais nos proporciona muitas reflexões,  acerca da pesquisa, de diálogos e sobre as construções de conhecimentos. Há por exemplo quem diga que mídias digitais é um nome relativo a uma comunicação feita através do contato com os dedos, e no seguimento da educação este  recurso está vinculado a uma de prática pedagógica, a um recurso usado em sala de aula para facilitar a vida tanto do aluno, quanto do professor. É uma prática que exige o  trabalho colaborativo e ações executadas, avaliadas, arquitetadas em sua realização. E isso fora a análise que podemos fazer depois de vizualiar tal capítulo e ver os videos que fazem parte desta fase a qual nos encontramos. Percebemos que há muito convivêmos com as mídias, contudo somente na era digital é que nos damos conta do quanto tivemos a nossa vida invadida pela tecnológia. Esta chegou com sua parafernália de equipamentos, de nomes especificos e tanta, mais tanta informação complicada que só de ouvir falar ficavamos boquiabertos e pensavamos "o que é isso? Será que  eu vou conseguir aprender? E hoje vemos as nossas crianças, jovens, adultos e até idosos usando e abusando do universo virtual, até que aingiu as "paredes da educação" e fez com que o professor, educador, psicologo, pai, mãe, amigo, pai de santo e o escambau que se transformosse no último salva todos. E olha que este era em tempos passados apenas o "velho professor" que vê nas práticas pedagógicas e nas  mídias digitais a última esperança de mesclar o conhecimento com uma forma de prender a atênção do aluno e de se manter ativo no mercado de trabalho, pois quem não conseguir se inserir nas tais práticas das atividades metodologicas modernas, convictamente será aniquilado e por consequencia não encontrará mais vez para trabalhar.
Em um dos vídeos assistidos fala-se de alguns tipos de analfabetismo e no analfabetismo digital ou tecnológico, e dos transtornos que este causa nas pessoas, acreditamos que seja algo parecido como "nadar contra a maré", pois quase todos de alguma forma encontram-se conectados com as mídias, e ver pessoas em plena era da tecnológia completamente alheias, é de toda forma um verdadeiro atraso tanto pessoal, como em todos os seguimentos da vida deste ser.
Já no que tange a educação, hodiernamente é improvável que a educação retroceda ao não uso das mídias, pois a cada dia passado percebemos que nós quanto educadores temos que dar um salto para atrair a atênção e concorrer com a bela teconógia que deixa o nosso público maravilhado. Sendo assim, ou nos adequamos as práticas visionárias e futuristícas ou ficaremos igual ao "pó dos quadros de giz" que a modernidade levou com a chegada dos ventos da modernidade e migrou para o nada, cujo podemos ver o que objeto de relicário  na internet em algum site que fala de recursos da educação ultrapassados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário